ARTISTAS E EDUCADORES QUE VIAJAM
IMERSÃO
JOGOS LÚDICOS E COM PROPÓSITO
VIVÊNCIAS CRIATIVAS

FOI UMA EXPERIÊNCIA FANTÁSTICA PRA ELES,
QUE ELES VÃO LEVAR PARA O RESTO DA VIDA

Marisa Keiko, Coordenadora Pedagógica Escola Estadual Isolina Patrocínio de Lima, Atibaia/SP

EDUCAÇÃO EM TODOS OS CANTOS
Belo Horizonte - MG

EDUCAÇÃO EM
TODOS OS CANTOS

Itinerância

Nosso trabalho ocorre em formato itinerante, com presença direta nos territórios, atendendo escolas da rede pública de áreas rurais e periféricas de todos os estados brasileiros.

BNCC

O alinhamento às diretivas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um dos pontos âncoras da pesquisa e do trabalho, explorando suas diferentes linguagens e áreas de conhecimento.

Vivências

Através de uma experiência diária nas escolas oferecemos aos estudantes uma experiência educativa que articula ações e atividades com temática interdisciplinar envolvendo Arte, Ciências, Meio Ambiente e Tecnologia, nas quais a inspiração estética, a curiosidade e o pensamento crítico são estimulados como vivência e ferramenta de participação.

projetos

SEU MONET Imagem 1

Águas Brasileiras

Projeto que mescla Arte, Meio Ambiente e Tecnologia e que tem a ÁGUA como tema principal: as paisagens pintadas por Monet, entusiasta da pintura ao ar livre, servem como mote para mergulhar na GEOGRAFIA/HIDROGRAFIA brasileira. 
Difusão Cultural
BA / GO / MG / PR / PI / RS / SP
Realizador
Educativo Itinerante

Ementa

Exposição Artística Virtual e Vivências Arte-Educativas complementares, numa proposta de difusão cultural que mescla Arte, Meio Ambiente e Tecnologia para apresentar a obra de Claude Monet numa curadoria original na qual a água assume o protagonismo e torna-se o eixo central pelo qual as atividades são desenvolvidas. A proposta contém uma Exposição Imersiva em Realidade Virtual 360 acessada via óculos e Vivências Inventivas complementares como: Oficinas Arte-Educativas, Movimento Mão na Massa (maker), Sensibilização Corporal e exploração de Sonoridades Musicais e Ambientais (denominada como Paisagens Impressionantes).

Objetivo Específico

Usar referências artísticas como a pintura, a canção, a música para criar uma metodologia (ferramentas) e uma forma de expressão (linguagem) que qualifiquem uma vivência de contornos não convencionais (não formal).

Justificativa Específica

DIFUSÃO CULTURAL DO PATRIMÔNIO AMBIENTAL Justapor a iconicidade da pintura impressionista de um artista popular como Monet às paisagens da geografia/hidrografia brasileira oralizadas pelo nosso Seu Monet é difundir o patrimônio ambiental da região, numa experiência acessível que contribui tanto para pautar o tema urgente e contemporâneo da água como valor e preservação, como também, constrói pontes entre a tradição do presente e a visão de futuro.

Público-alvo

Estudantes de Ensino Fundamental de Anos Iniciais e Finais e  Ensino Médio, além do contato produtivo com professores e gestores.

Vivências

Imersão RV 360º
Oficinas
STEAM
Música
Dança
Cenário

Incentivo Fiscal
Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet
Artigo 18

ODS

ODS 4
ODS 6
ODS 8
ODS 9
ODS 12
ODS 17

Investimento

MÍDIA ONLINE, TV E RÁDIO

5% do valor incentivado

NÚMERO DE AUDIÊNCIA PROJETADO*
3 pessoas alcançadas em média para cada R$1,00 investido.

RETORNO TOTAL DE MÍDIA PROJETADO*
Em média R$5,00 para cada R$1,00 investido.
* Valores projetados a partir de relatório de mídia de projetos realizados.

galeria

FUTEBOL ARTE MATEMÁTICA Imagem 2

Matemática & Invenção

Projeto no qual o jogo e o entretenimento são utilizados pelos nossos artistas e professores como eixos orientadores de atividades temáticas que interligam Arte, Matemática, Futebol e Criatividade.
Difusão Cultural
AL / BA / MA / PI / SE / TO
Realizador
Mosaique Cultural

Ementa

Exposição Artística Virtual e Vivências Arte-Educativas, numa proposta de difusão cultural que mescla Futebol, Arte, Matemática e Criatividade para contar e mostrar o universo do Futebol num recorte artístico que tem como fio-condutor o âmbito heurístico e criativo da Matemática. A proposta contém uma Exposição Imersiva em Realidade Virtual 360० acessada via óculos e Vivências Inventivas complementares como: Atividade de Chegada, Oficinas Arte-Educativas, Exposição-atividade, Ateliê Aberto, Movimento Mão na Massa (Maker), Sensibilização Corporal, Paisagens Sonoras e Atividade de Saída.

Objetivo Específico

Usar referências artísticas como a pintura, a canção, a música para criar uma metodologia (ferramentas) e uma forma de expressão (linguagem) que qualifiquem uma vivência de contornos não convencionais (não formal).

Justificativa Específica

CONTEÚDO É de conhecimento público o mau desempenho no aprendizado de matemática de alunos de escolas públicas brasileiras, cujos resultados estão demonstrados nos mais diversos exames indicadores oficiais nacionais e internacionais. O exame PISA, por exemplo, nas suas três últimas edições (2015/16 – 2018/19 – 2022/23) têm mostrado o Brasil estagnado nas últimas colocações, reforçando ainda o grande gargalo no ensino dessa disciplina. A falta de estímulo e motivação é uma das razões apontadas, e confrontá-las é um dos desafios vividos pelas redes educacionais de ensino. É essencial criar um ambiente educacional que motive os estudantes a se interessarem pela matemática e a enxergarem sua aplicabilidade na vida cotidiana. Nosso projeto vai ao encontro desse objetivo ao propor experiências e atividades artísticas e arte educativas conceituais, criando uma vivência nova de forma e conteúdo.

Público-alvo

Estudantes de Ensino Fundamental de Anos Iniciais e Finais e  Ensino Médio, além do contato produtivo com professores e gestores.

Vivências

Imersão RV 360º
Oficinas
STEAM
Cenário
Música
Cinema
Entrevistas
Literatura
Jogos Recreativos

Incentivo Fiscal
Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet
Artigo 18

ODS

ODS 4
ODS 8
ODS 9
ODS 17

Investimento

MÍDIA ONLINE, TV E RÁDIO

5% do valor incentivado

NÚMERO DE AUDIÊNCIA PROJETADO*
3 pessoas alcançadas em média para cada R$1,00 investido.

RETORNO TOTAL DE MÍDIA PROJETADO*
Em média R$5,00 para cada R$1,00 investido.
* Valores projetados a partir de relatório de mídia de projetos realizados.

NO CLIMA DE GONZAGÃO Imagem 3

Eu vou mostrar pra vocês

Um projeto de Arte, Ciência e Educação que faz do CLIMA seu protagonista: venha conhecer a obra de GONZAGA através da perspectiva SOCIOAMBIENTAL
Difusão Cultural
BA / GO / MG / PR / PI / RS / SP
Realizador
Educativo Itinerante

Ementa

Exposição Artística Virtual e Vivências Arte-Educativas, numa proposta de difusão cultural que mescla Arte, Cultura Popular, Meio Ambiente e Tecnologia para contar e mostrar o Brasil de Gonzagão tendo como fio condutor a obra artística do Rei do Baião e seus “climas”: Natureza, Territórios e Paisagens, Plantas, Flores e Bichos, Cultura Popular, Povo, Celebrações, Rios e Ritmos. A proposta contém uma Exposição Imersiva em Realidade Virtual 360० acessada via óculos e ações complementares como: Oficinas Arte-Educativas, Movimento Mão na Massa (maker), Sensibilização Corporal, Oralidade e Paisagens Sonoras.

Objetivos específicos

Apresentar a originalidade da cultura popular, mais especificamente do Nordeste, tendo como fio condutor a obra de Luiz Gonzaga.

Pactuar a concepção de um Brasil culturalmente integrado, numa curadoria que realce aspectos identitários do seu clima, meio-ambiente, costumes, povo, arte e história.

Justificativas específicas

DIFUSÃO CULTURAL DA OBRA ICÔNICA DE LUIZ GONZAGA
A obra de Luiz Gonzaga é importante por seu papel na preservação e divulgação da cultura nordestina, quer seja por sua inovação musical quer seja pelo impacto na identidade cultural brasileira: Gonzaga popularizou instrumentos musicais tradicionais e deixou como legado um cancioneiro icônico que frequentemente é interpretado por artistas contemporâneos, fazendo parte do repertório de músicos de diversas gerações. Gonzaga inovou musicalmente não só por criar o Baião mas também por combiná-lo com outros ritmos, seja da música nordestina como o forró e o xote, seja com influências da música internacional, criando um estilo único, original e autêntico. As letras de suas canções falavam de questões sociais, políticas e culturais, abordando temas como a seca, o meio ambiente, os animais, o deslocamento, a saudade, a desigualdade e a vida sertaneja. Fazia isso através de uma poesia ao mesmo tempo profunda e acessível, traduzindo realidades e mundos que só um artista da sua dimensão era capaz de sentir, captar, tocar e cantar.

DIFUSÃO CULTURAL DO PATRIMÔNIO IMATERIAL BRASILEIRO
Contar o Brasil nordestino, o Brasil sertanejo por meio da iconicidade da obra de Gonzagão é difundir o patrimônio imaterial brasileiro presente na sua Cultura Popular do Norte e do Nordeste do Brasil, contribuindo para a preservação e a promoção das tradições culturais únicas dessas regiões. A partir de uma perspectiva “climática” Cultural – Arte, Celebrações, Cultura Popular, Povo e Ritmos – e Ambiental – Natureza, Territórios, Paisagens, Plantas, Flores, Bichos, Águas e Rios, nossa proposta mantém vivas as tradições e a identidade cultural dessas regiões, pactuando a concepção de um Brasil culturalmente integrado, numa curadoria que realça os aspectos identitários presentes nessas manifestações, e justificada, no atual momento, como essencialmente emergencial no intuito de confrontar discursos sociais que pregam a divisão e o preconceito. Portanto, é importante mostrar, especialmente às novas gerações, a riqueza dessas manifestações culturais, apostando numa exposição acessível, que construa pontes entre a tradição e visão de futuro, numa linguagem artística imersiva que se faça sentir, encantar e dançar.

Público-alvo

Estudantes de Ensino Fundamental de Anos Iniciais e Finais e  Ensino Médio, além do contato produtivo com professores e gestores.

Vivências

Imersão RV 360º
Oficinas
STEAM
Ritmo
Canto

Incentivo Fiscal
Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet
Artigo 18

ODS

ODS 4
ODS 8
ODS 9
ODS 12
ODS 13
ODS 17

Investimento

MÍDIA ONLINE, TV E RÁDIO

5% do valor incentivado

NÚMERO DE AUDIÊNCIA PROJETADO*
3 pessoas alcançadas em média para cada R$1,00 investido.

RETORNO TOTAL DE MÍDIA PROJETADO*
Em média R$5,00 para cada R$1,00 investido.
* Valores projetados a partir de relatório de mídia de projetos realizados.

ESG

As contrapartidas sociais dos projetos se alinham aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) presentes na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas. Cada qual, devido a temática trabalhada, prioriza um ou mais objetivos, compondo ações que permitem aos parceiros e patrocinadores incluir nossos relatórios de ações em suas publicações anuais de realizações.

Relatórios de impacto

ambiental

Entrega de Relatório com descrição pormenorizada das ações do projeto relacionadas à mitigação dos impactos negativos e a potencialização dos impactos positivos no que diz respeito às questões socioambientais – resíduos, compensação de carbono e sustentabilidade.

econômico

Entrega de Relatório apresentando informações quantitativas e qualitativas da cadeia produtiva do projeto: serviços contratados, geração de empregos diretos e indiretos e geração de impostos estimados a partir do valor incentivado.

social

Entrega de Relatório de Resultados e Impactos, sistematizando informações quantitativas e qualitativas das comunidades atendidas: localidades, perfil socioeconômico, hábitos culturais e participação no projeto.

POLÍTICAS
E DIRETRIZES

inclusão e diversidade

Somos rigorosos na inclusão de alunos PCD, adaptando as atividades para integrar os alunos com necessidades especiais e mantendo na equipe, profissional capacitado para atendimento e apoio. Também atendemos as necessidades especiais de Locomoção, Audição, Visual, e Espectros de Limitações aos Conteúdos. Também estabelecemos um Núcleo da Diversidade que aborda a temática da diversidade e da equidade dentro e fora do próprio Educativo, auxiliando professores e gestores na resolução de conflitos.

étnicos-raciais

As ações dos nossos projetos são pautadas por algumas premissas, dentre elas, as Diretrizes Curriculares Nacionais acerca das relações Étnico-Raciais.

ECA

Projeto pedagógico que considera também as premissas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

5 R's

O projeto dará atenção especial para a questão do consumo consciente e da geração de resíduos (lixo), fará isso por meio de alinhamento com as boas práticas e política dos 5R’s, repensando, recusando, reduzindo, reutilizando e reciclando corretamente os resíduos gerados no dia a dia.

INCENTIVO
DIRETO E FISCAL

Incentivo direto

Modalidade de incentivo na forma de patrocínio e/ou apoio realizado de forma direta, seja por ação ESG ou doação de pessoa jurídica ou física.

Incentivo fiscal

Nossos projetos estão inscritos em leis de incentivo fiscal no âmbito municipal, estadual e federal, aptos a receber aporte de patrocinadores/apoiadores em qualquer período do ano.

CONTRA-
PARTIDAS

  • Ações de Relacionamento
  • Inserção
  • Ativação
  • Customização
  • Visibilidade
  • Ações de Imprensa
  • Redes Sociais
  • Parcerias
  • Collabs
  • Institucionais
  • Fórum
  • Divulgação
  • Gratuidade
  • Guia Online
  • Mão de Obra Local
  • Alcance Escolar
  • Alcance Comunitário
  • Relatórios de Impacto:
  • Engajamento
  • Clipping
  • Valoração

POR
QUÊ

PRESENÇA
O arranjo entre trabalho diligente e sentimento de troca que considera as identidades e os saberes locais. Nossas viagens seguem um caminho de curiosidades e descobertas das potencialidades das escolas e territórios visitados.

RELEVÂNCIA CULTURAL
O arrojo e o incomum da proposta, faz da difusão cultural de um educativo itinerante uma ação de relevância cultural. Seu ineditismo e a inovação de diálogo* permitem estabelecer novos elos entre Arte, Ciências, Meio Ambiente, Participação e Difusão Cultural. Sem dúvida, nossa proposta, ativa 3 dimensões contemporâneas de linguagem: as Artísticas, que opera associações sensíveis e criativas; as Educativas, que cuida da função didática dos temas/tópicos abordados; e a do Entretenimento, que agrega às anteriores a camada da participação e da recreação (ou diversão).

REPLICABILIDADE E ESCALABILIDADE
O aumento da replicação e escalabilidade do projeto é uma meta a ser continuamente perseguida, buscando ampliar os territórios atendidos a fim de chegar a uma proposta radical de atuação nacional. Já foram Oito(8) Estados atendidos, SP, MG, RJ, PR, MT, RS, GO e AM, 75K+ Estudantes, 6K+ Professores e Gestores, 680 Pcd, 310 Escolas e 170 Municípios. Em nossa proposta, a democratização exige o aprimoramento ininterrupto da metodologia e linguagem, ou seja, o projeto ao replicar sua base e escalar sua atuação, não compromete a qualidade do seu programa, pelo contrário, a sua ampliação e extensão favorece, de maneira orgânica, seu constante aperfeiçoamento e diversificação.

itinerando juntos

nós na mídia

Projeto itinerante apresenta as obras de Monet de forma lúdica e imersiva em escolas públicas

Monet em 3D: obras do artista ajudam na conscientização de alunos de escolas públicas do Rio sobre o recurso natural mais precioso: a água.

Programa Itinerante Monet circula estados levando arte para crianças de escolas públicas
Programa “Educativo Itinerante Monet”, com reproduções de pinturas de referência artística dos séculos 19 e 20, visita Contagem, Brumadinho e Betim